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Exclusividade do imóvel

postado por Imobiliária Santo António em 3 de Agosto, 2020
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A exclusividade significa que a agência imobiliária com a qual assina o contrato é a única responsável pelo processo de mediação do imóvel. E embora possa pensar erradamente que isto pode ser desvantajoso, a verdade é que tem mais pros do que contras.

Vantagens da exclusividade:

  1. Maior responsabilidade

Em caso de exclusividade a imobiliária é responsável pelo sucesso da venda e como tal é possível adaptar estratégias. Isto porque, no caso de não haver exclusividade e existir mais de uma agência responsável pelo seu imóvel, em caso de insucesso, não há possibilidade de responsabilizar a agência ou de discutir nova performance e melhoria do serviço prestado.

No caso de existir exclusividade, a própria imobiliária sentir-se-á mais comprometida a atingir o sucesso da venda, tendo todo o interesse em investir no seu imóvel, melhorar e adaptar a sua estratégia.

  1. Maior dedicação e compromisso

Por exemplo, um imóvel que esteja em várias imobiliárias, faz com que a dedicação e o compromisso em vender de cada uma delas seja baixo, pois há um grande risco do imóvel ser vendido por uma das imobiliárias que pode nem ser a que mais se dedicou ao imóvel, havendo injustiça neste processo.

Assim sendo, é normal que os agentes imobiliários sejam muito mais proativos sabendo que, em caso de venda, haverá de certeza benefício para a imobiliária em questão, levando a uma maior vontade de concretizar o negócio. Enquanto, fora do regime de exclusividade, não existe a mesma motivação pois qualquer esforço pode acabar por ser em vão.

  1. Maior investimento na promoção

Este ponto toca no anterior, se o imóvel não é exclusivo, se está a ser vendido por várias imobiliárias, não é certo quem vai acabar por conseguir o benefício da venda, assim que, deixa de ser vantajoso para as próprias imobiliárias investirem na promoção e publicidade do imóvel quando pode acabar por ser vendido por outra imobiliária.

Uma imobiliária tem todo o gosto de investir no seu imóvel caso seja expectável que haja retorno para a mesma.

  1. Único interlocutor e Proximidade no processo

Caso tenha o imóvel em várias agências imobiliárias vai notar que torna-se confuso e difícil lidar com situações de atualização ou alteração de alguma informação pois muitas vezes vai ter que perder tempo a contactar as agências todas individualmente para realizar qualquer alteração.

Tendo um regime de exclusividade, é muito mais fácil gerir estas situações pois o vendedor tem toda a proximidade com o processo da venda, com acesso a todas as informações sobre a mesma. Sendo muito mais fácil, não só estabelecer uma relação com o agente imobiliário, como ter todo o feedback das visitas e do esforço que está a ser feito para a comercialização.

  1. Partilha entre imobiliárias

Caso tenha o seu imóvel em regime não exclusivo, as imobiliárias não investem intensamente na venda do imóvel por todos os motivos já previamente mencionados.

O oposto ocorre se o imóvel for exclusivo, em que o investimento não só é maior como a imobiliária vai entrar em contacto com imobiliárias parceiras para procurar um cliente para o imóvel. Assim, não terá o seu imóvel repetido em várias imobiliárias, mas terá o benefício de várias imobiliárias aliarem-se para a venda do imóvel.

  1. Melhor imagem no mercado

Caso tenha o seu imóvel à venda em muitas agências pode parecer benéfico porque pode ter a falsa sensação de que terá maior alcance. Contudo, isto não ocorre, por um lado porque os anúncios acabam por ser publicados por agências diferentes mas nos mesmos sites, repetindo o mesmo anúncio várias vezes. Por outro lado, como já foi referido, o investimento na publicidade é muito menor, assim que, as imobiliárias não tendo exclusividade do imóvel, não estão preocupadas em atualizar e destacar a publicidade do mesmo.

Para além de que, um imóvel publicado várias vezes no mesmo site, apenas que por agências diferentes, acaba por despertar nos compradores questões de incerteza. Acabam por perguntar-se se o imóvel tem algum problema, porquê que as informações diferem entre anúncios, porquê que o preço difere entre os anúncios, porquê que está em tantas agências.

Tendo um regime de exclusividade terá o seu anúncio publicitado em todos os sites e terá muito maior destaque pois a imobiliária vai investir, sem receio, na publicidade do mesmo.

  1. Maior rapidez na conclusão do processo

Com tudo isto, claro está, que todo o processo acaba por ser mais rápido se o imóvel for exclusivo do que se não o for, porque em situação de exclusividade são investidos muitos mais recursos e esforços na concretização do processo de venda.

Qualidade é melhor que quantidade. Assim que aposte na exclusividade para o seu imóvel!

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